Urbanos: São sistemas de práticas sociais contraditórias, isto é, que controvertem a ordem estabelecida a partir das contradições específicas da problemática urbana." Sendo que a problemática urbana abrange as questões de moradia, saúde, cultura, etc. A transformação estrutural do sistemas não é, para ele, uma condição para que o movimento se caracterize como um movimento social, mas sim um objetivo.
Ecologicos: O que acontece é que ao longo dos anos o objetivo desse movimento foi se alterando. O motivo pelo qual as pessoas se organizavam pra discutir meio ambiente. Antigamente, os movimentos pensavam em preservação para poder ter áreas verdes na cidade, pelo valor intrínseco das árvores, dos outros animais, da água, do solo, enfim, antigamente se preservava para que tivéssemos uma relação de unidade: ser humano + "meio" ambiente = biosfera única. Nos anos 70, esse movimento passou a ter outras preocupações e a visão de preservação passou a ser pela sobrevivência humana (que continua até hoje o mesmo objetivo, atualmente só estamos mais desesperados por essa preservação). Mas ainda nos anos 70, exatamente em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente em Estocolmo, o mundo passou a ver com outros olhos a problemática ambiental que emergia, naquela época o crescimento das grandes cidades assustava os ambientalistas. Acredito que "oficialmente" o movimento ecológico tenha nascido ou aparecido a partir daí.
E nessa década de 70, houve uma relação muito forte da crise do marxismo com o desenvolvimento dos movimentos ecológicos. É tanto que esses movimentos são herdeiros da cultural socialista e principalmente da critica marxista à ética utilitarista. Veja a relação: o ecologismo também critica o utilitarismo, mas não apenas nas relações dentro da sociedade e sim também nas relações sociedade-natureza.
Bom, e o movimento ecologico conseguiu agregar muitas pessoas pelo seu caráter universal que ultrapassa as barreriras sociais, de sexo, idade, raça, etc. Com isso esses movimentos se fortaleceram bastante.
Hoje em dia os movimentos se fundamentam numa lógica sustentável. Onde a grande maioria, fora uma minoria de ecologistas mais românticos, discute como a sociedade pode atrelar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade do meio ambiente. Atualmente essas são as principais bandeiras do movimento ambiental, como viver sustentavelmente numa sociedade em crescimento econômico constante.
Na verdade tentei fazer um resumo extremamente curto e com minhas palavras, mas existem vários livros, artigos e acho que até alguns sites que trazem mais detalhes, de forma mais completa e com referencias. Procure por ai que você encontra muita coisa boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário