Existe várias propagandas que fazem parte do cotidiano das pessoas.
Como lembra Fiske (1990), a aparência na vida real já é cotificada. Quando queremos fazer sentido na aparência de uma pessoa, fazemos isso conforme os códigos convencionais da nossa cultura.
Como mostra na propaganda do Blue Steel a partir da vestimenta, pode-se dividir os personagens em dois grupos distintos:
De um lado, um homem branco, cabelos castanhos e curtos, olhos verdes, vestindo calça jeans, camisa jeans clara aberta e por fora das calças, carregando uma mochila nas costas; e uma mulher branca de cabelos loiros e longos, olhos verdes, vestindo uma calça marrom e camiseta beje e a tira-colo, uma bolsa tipo "estudante".
Por outro lado, temos quatros jovens, dois negros, com os cabelos totalmente raspados. Um deles usa brinco de argola na orelha esquerda, pulseira no braço direito e anel, veste calça e colete vinil preto, que está aberto sem nada por baixo, uma corrente está presa do cinto ao bolso e possui tatuagem grandes nos braços. O outro veste calça militar e colete preto, fechado. O terceiro rapaz apresenta ser latino e usa um lenço tipo "pirata" cobrindo os cabelos, está de ocúlos escuro e veste uma bermuda de cor clara camiseta boxer preta, usa uma gargantilha preta. O quarto rapaz é branco tem cabelos loiro-escuros, curtos e ondulados, na testa, um lenço tipo "ninja", veste uma camiseta boxer branca e usa colar no pescoço.
Pela descrição podemos ver que existe um estilo "clean", típico classe média alta, representado pelo jovem casal, que tem como intensão ser limitado pelo grupo de rapazes a mensagem tenta passar:
"se conseguir aquele jeans, vou fica tão maneiro quanto aquele rapaz".
Ou seja pra você ser popular, não ser excluido, você compra jeans!
Nenhum comentário:
Postar um comentário